24 agosto 2009

A Eurycoma Longifolia

Nome científico (s): Longifolia Eurycoma Jack. Família: Simaroubaceae 1

Nome comum (s): Tongkat Ali (Malásia), Pasak Bumi (Indonésia), Cay Ba Binh árvore (que cura centenas de doenças), ginseng, Malásia

Usos de Eurycoma Longifolia
Os estudos in vitro foram realizados para demonstrar as seguintes acções : antiúlcera antimaláricos, antipiréticos, afrodisíaco e citotóxica contra células cancerosas.

Botânica
É uma planta dióica (as flores do sexo masculino ou feminino). Tem folhas compostas, longas, e lotadas nas pontas dos ramos. Quando caem deixam grandes cicatrizes no caule. Os folhetos são ovais e lanceolados, sésseis ou quase isso, e opostos. As flores são suportadas por panículas auxiliares, a maior parte grandes e laxistas, e puberulosas com cabelos curtos. As flores são unisexuais; a flôr masculina tem pistilo estéril, a flôr feminina tem estames estéreis. Os frutos são ellipsoides ou ovais, com 10-20 x 5-12 mm, de tom verde-vermelho quando maduros. Esta Planta é utilizado no mondo inteiro como suplemento Natural para o aumento da testosterona.
A família Simaroubaceae é constituída por 30 gêneros e 200 espécies. E. longifolia é uma árvore alta, esbelta arbustivo encontrada em solo arenoso. A planta é originária do sudeste da Ásia, incluindo a Myanmar, Tailândia, Laos, Camboja e Malásia

Eurycoma Longifolia Usos e Farmacologia

Os estudos in vitro na planta examinaram actividade afrodisíaca

Actividade Aphrodisiac In vitro
Os efeitos do extracto de E. longifolia foram estudados sobre o início do desempenho sexual em ratos. Uma dose de 200, 400 e 800 mg / kg de peso corporal do extracto foi administrado por via oral, duas vezes por dia durante 10 dias e continuou durante todo o período de testes de 1-mês. A testosterona foi usada como um controlo positivo em 15 mg / kg. E. longifolia promoveu o crescimento da prostata ventral e vesícula seminal em comparação com o controle, mas menos do que a do grupo tratado com testosterona. 5 Outros estudos encontraram resultados semelhantes.

Não há informação disponível sobre os efeitos adversos da E. longifolia.

23 agosto 2009

O Ginkgo Biloba

Considerada pelos botânicos como um fóssil vivo, sendo o único exemplar desta família, e ancestral o carvalho. O Ginkgo tem condições de se adaptar às mais precárias condições ambientais sendo resistente à poluição moderna. Esta árvore pode alcançar os 40m de altura, e raramente é atacado por insetos ou fungos, os quais causam estragos mínimos à planta.

Conhecido popularmente como antioxidante natural, ou seja, previne o envelhecimento precoce, ação antiinflamatória. Possui considerável ação como estimulante da circulação sangüínea, atuando na circulação arterial, venosa e capilar. Muito eficiente como auxiliar nos tratamentos de micro-varizes, úlceras varicosas e cansaço das pernas. Utilizado em casos de vertigem, deficiências auditivas, perda de memória e dificuldade de concentração.

No caso dos pacientes com Alzheimer, a ginko biloba ajuda no tratamento. "É mais um paliativo, já que melhora a nutrição e o metabolismo das células cerebrais", informa o Dr. Alex Botsatis. Ele diz que a planta pode melhorar um pouquinho o quadro dos pacientes com Alzheimer, mas nao impede a evolução da doença. Já no caso da Aterosclerose, ela pode até interromper a evolução da doença ou retardar a sua progressão

Fonte:
BREMNESS, Lesley. O grande livro das plantas úteis. Lisboa: Verbo, 1989, 287 p. LORENZI, H. Manual de ientificação e controle de plantas daninhas: plantio direto e convencional. 3ed. São Paulo: Nova Odessa, 1990. 240 p.

O ÓLEO DE GERME DE TRIGO

O germe de trigo representa aproximadamente 2% do grão de trigo e nesta pequena porção está concentrada uma riqueza impressionante de nutrientes é naturalemente constituida de vitamnias B e E , sendo considerada a maior fonte de vitamina E da natureza.
Devido ao alto teor em vitaminas do grupo B, entre as quais a presença da B12 torna-o num excelente anti anémico, é também rico em ácido fólico um poderoso antioxidante.
Para doentes diabéticos, a presença de vitamina B1 e E diminui a concentração de açúcar no sangue e na urina.

A Coenzima Q10

A Coenzima Q10 (Coenzyme Q10) é essencial para a produção de energia dascélulas no corpo. É um nutriente chave e óptimo antioxidante para manutenção de um coração saudável. A Coenzima Q10 pode fornecer uma proteção cardiovascular e antioxidante.

21 agosto 2009

O Glucomanano

O Glucomanano é uma fibra obtida da raiz de uma planta japonesa (Amorphophallus Konjac) que tem a capacidade de absorver até 100 vezes o seu volume em água, formando um gel espesso que ao preencher em certa medida o estômago, diminui a sensação de estômago vazio e por conseguinte dá uma sensação de saciedade, diminuindo a necessidade de ingerir alimentos.
O Glucomano não é digerível pelo que não aporta calorias

O Alho

O alho possui um excelente valor nutricional, possuindo vitaminas (A1, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas e compostos biologicamente activos.
O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças arterioscleróticas. Outros benefícios atribuídos ao alho incluem a redução da pressão sanguínea e prevenção de resfriados e outras doenças infecciosas.

A Garcínia Camboja

A Garcínia Camboja é um extrato vegetal há muito tempo utilizado como medicamento no extremo oriente.

O ácido hidroxi-cítrico presente neste vegetal age como um moderador de apetite e supõe-se que reduza a velocidade de conversão dos carboidratos em lipídeos

Não existe contra-indicação

O quitosan

O quitosan é uma fibra derivada da quitina retirada de crustáceos como camarão, caranguejo e lagosta. Anunciada como um "imã da gordura", atribui-se à quitosana a capacidade de ligar-se, em média, com 8-10 vezes o seu peso em gorduras
Desta forma, ela pode ser usada para emagrecer, já que reduz a capacidade do organismo em absorver gordura uma vez que ela se misturar às gorduras formando um gel que é excretado nas fezes. Desta forma controla o seu peso e diminui os níveis de colesterol.
Esta capacidade do quitosan de ligar-se às gorduras já foi demonstrada por ensaios realizados em laboratório in vitro e em animais.
O quitosan é uma fibra formada por um aminopolissacarídeo derivado da quitina, um polímero de ocorrência natural, obtido a partir de exoesqueletos de crustáceos (camarão, lagosta e caranguejo).


Esta fibra é similar à celulose, que é a fibra das plantas. Entretanto, ao contrário desta,  o quitosan possui uma carga elétrica positiva e, por isso, tem a habilidade de atrair as gorduras ingeridas, que são carregadas negativamente. A gordura e o quitosan juntas, formam uma massa não digerível, que é eliminada através do trato digestivo.

Esta fibra solúvel, de carga elétrica positiva, tem sido utilizada com diferentes propósitos pela indústria, incluindo a absorção de óleos e gorduras de plantas em tratamento de águas, na saúde e na alimentação.

A quitosana tem a propriedade de auxiliar na redução da absorção de gordura e colesterol, proporcionando assim efeitos benéficos para a saúde, desde que hábitos saudáveis sejam seguidos. Foram acrescentadas fibras de laranja para aumentar seus benefícios.

O consumo da Quitosana deve estar associado a uma dieta hipocalórica e hábitos de vida saudáveis
O momento adequado para a utilização da Quitosana é antes de refeições.

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Ceará