23 agosto 2009

O Ginkgo Biloba

Considerada pelos botânicos como um fóssil vivo, sendo o único exemplar desta família, e ancestral o carvalho. O Ginkgo tem condições de se adaptar às mais precárias condições ambientais sendo resistente à poluição moderna. Esta árvore pode alcançar os 40m de altura, e raramente é atacado por insetos ou fungos, os quais causam estragos mínimos à planta.

Conhecido popularmente como antioxidante natural, ou seja, previne o envelhecimento precoce, ação antiinflamatória. Possui considerável ação como estimulante da circulação sangüínea, atuando na circulação arterial, venosa e capilar. Muito eficiente como auxiliar nos tratamentos de micro-varizes, úlceras varicosas e cansaço das pernas. Utilizado em casos de vertigem, deficiências auditivas, perda de memória e dificuldade de concentração.

No caso dos pacientes com Alzheimer, a ginko biloba ajuda no tratamento. "É mais um paliativo, já que melhora a nutrição e o metabolismo das células cerebrais", informa o Dr. Alex Botsatis. Ele diz que a planta pode melhorar um pouquinho o quadro dos pacientes com Alzheimer, mas nao impede a evolução da doença. Já no caso da Aterosclerose, ela pode até interromper a evolução da doença ou retardar a sua progressão

Fonte:
BREMNESS, Lesley. O grande livro das plantas úteis. Lisboa: Verbo, 1989, 287 p. LORENZI, H. Manual de ientificação e controle de plantas daninhas: plantio direto e convencional. 3ed. São Paulo: Nova Odessa, 1990. 240 p.

Sem comentários: