21 agosto 2009

O quitosan

O quitosan é uma fibra derivada da quitina retirada de crustáceos como camarão, caranguejo e lagosta. Anunciada como um "imã da gordura", atribui-se à quitosana a capacidade de ligar-se, em média, com 8-10 vezes o seu peso em gorduras
Desta forma, ela pode ser usada para emagrecer, já que reduz a capacidade do organismo em absorver gordura uma vez que ela se misturar às gorduras formando um gel que é excretado nas fezes. Desta forma controla o seu peso e diminui os níveis de colesterol.
Esta capacidade do quitosan de ligar-se às gorduras já foi demonstrada por ensaios realizados em laboratório in vitro e em animais.
O quitosan é uma fibra formada por um aminopolissacarídeo derivado da quitina, um polímero de ocorrência natural, obtido a partir de exoesqueletos de crustáceos (camarão, lagosta e caranguejo).


Esta fibra é similar à celulose, que é a fibra das plantas. Entretanto, ao contrário desta,  o quitosan possui uma carga elétrica positiva e, por isso, tem a habilidade de atrair as gorduras ingeridas, que são carregadas negativamente. A gordura e o quitosan juntas, formam uma massa não digerível, que é eliminada através do trato digestivo.

Esta fibra solúvel, de carga elétrica positiva, tem sido utilizada com diferentes propósitos pela indústria, incluindo a absorção de óleos e gorduras de plantas em tratamento de águas, na saúde e na alimentação.

A quitosana tem a propriedade de auxiliar na redução da absorção de gordura e colesterol, proporcionando assim efeitos benéficos para a saúde, desde que hábitos saudáveis sejam seguidos. Foram acrescentadas fibras de laranja para aumentar seus benefícios.

O consumo da Quitosana deve estar associado a uma dieta hipocalórica e hábitos de vida saudáveis
O momento adequado para a utilização da Quitosana é antes de refeições.

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Ceará

Sem comentários: