07 fevereiro 2010

Os princípios base da agricultura biológica


A agricultura biológica é uma agricultura que respeita verdadeiramente o Ambiente, os Animais e o ser Humano.  
O Respeito pelo Ambiente: A agricultura biológica melhora a rotação de culturas e tem como regra o uso, apenas, de sementes não geneticamente modificadas.  Não há, neste tipo de agricultura, o recurso a produtos químicos sintéticos como fertilizantes, herbicidas, insecticidas, fungicidas...ou outros que se assemelhem. Os cultivos são totalmente realizados com recurso a métodos tradicionais e isentos de quaisquer produtos químicos. Por exemplo: o controlo das ervas daninhas é realizado manualmente, de modo a preservar a fertilidade do solo e a qualidade das águas subterrâneas.
O respeito pelos animais:  A agricultura biológica constitui um melhoramento nas condições de higiene. Favorece a biodiversidade e o controlo biológico da fauna, assim como dos  valiosos predadores naturais (como é exemplo o recurso a joaninhas na luta contra os afídeos, sendo estes insectos verdadeiras armas biológicas), em vez de eliminar qualquer actividade de forma indiscriminada dos animais.
O respeito pelos seres humanos: A agricultura biológica oferece os mais saudáveis ingredientes, sendo estes desenvolvidos respeitando o meio ambiente em que vivem.
fonte : http://essencial-bio.com

Sem comentários: